Boulder: medo só de olhar

Posted: April 9, 2012 by Natália Almeida in Climbing, Português, Training
Tags: , , ,

Ao subir no salão de escalada da Casa de Pedra não tem como não parar e observar um pouco a galera que fica horas naquela parede baixa e cheia de negativas. Apesar de ser baixa as pessoas que praticam estão todas sérias analisando bem onde por os pés e as mãos antes mesmo de começar. Elas ficam ali sentadas olhando as agarras, reconhecendo o caminho, entendendo os moves…

Sem ao menos  tentar eu já percebia que exigia um nível técnico que ainda não temos.

Passaram-se dias, semanas até vir a primeira tentativa, e ela rolou graças ao Fábio, que colocou eu e o Ben na parede. As minhas conclusões estavam certas, o negócio é difícil mesmo, tentamos diversas vezes e depois de muito tentar, pra variar, o Ben consegue. Depois desse dia e de escalar vias de 6 grau sem muita dificuldade, ainda me pegava olhando intrigada para aquele setor. Daí resolvi correr atrás de informções para enteder melhor, afinal de contas se meu cérebro não consegue entender o que vê, significa que eu tenho que colher mais informções pra ele assimilar. Depois de muito ler, percebo que o boulder é uma mistura de ideias opostas. Exemplo: pensamos sempre que quanto mais alto mais difícil, quanto menos segurança mais seguro… Por isso achei importante explicar nesse post o que é o Boulder pra vocês.

O boulder é a modalidade de escalada em rocha que não exige uso de equipamento de segurança como mosquetões e cadeirinha. Normalmente são em rochas que não ultrapassam a 6 metros de altura. Falando assim você deve pensar que é fácil, mas não, os movimentos para finalizar o boulder são geralmente de extrema dificuldade técnica e exigem muita força. Acho que até por isso nessa modalidade não se fala em via e sim problema de boulder.

Outro ponto que nessa modallidade engana, é que a galera olha e só porque não é necessário equipamentos normais de segurança acham que não há riscos, doce ilusão. Se não forem tomados os devidos cuidados existe a grande chance de uma torção de tornozelo ou até mesmo uma lesão pior. Para o boulder  é necessário – além de sapatilhas e magnésio – um Crash Pad e um segurança de corpo. Esse segurança de corpo seria um parceiro que tem que observar o escalador e dar um suporte na coluna na hora da queda para este cair de forma equilibrada em cima do crash pad.

Segue um vídeo:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s