Serra da Canastra: Dia 02

Posted: April 13, 2012 by Natália Almeida in Hiking, Português, Training
Tags: , , , , , , ,

<— Serra da Canastra: Dia 01

O segundo dia foi menos cansativo. Fechamos um passeio com guia na Central de Turismo (37 3433-1641) com a Dani. Às 9 am saímos de lá com mais dois casais e o nosso guia o Boca. O Passeio dura o dia todo então se esqueça de levar lanches e água pra aguentar o dia. Dentro do Parque da Serra da Canastra não existe lanchonetes ou conveniências então saia despreparado. Outra coisa boa de se falar é que é cobrada a taca de R$6,50 por pessoa para entrar no parque e essa taxa não está inclusa no passeio fechado com a Central de Turismo.

Da caçamba do jipe pode mos ficar de pé e observar os animais de cima. No caminho até a nascente do Rio São Francisco – nossa primeira parada – vimos muitos caracará, corujas toucadeiras, águias cinzentas e siriemas.

O Boca tem olhos de águia e ia nos avisando de tudo. Ao passar pelos campos abertos ele parava o carro e apontava para os veados campeiros, parava e apontava os caracará do outro, assim seguimos a viagem a procura de tamanduás, lobos guará, coatis, emas e outros animais.

Ao chegar na primeira cachoeira descemos do carro e fizemos uma trilha bem curta que nos dava diferentes pontos de vista, estávamos na Casca d’Anta parte alta. Ao fim da trilha chegamos em um mirante onde é possível ver muito longe e a vista é muito bela. Lá o Boca falou pra eu deitar sobre uma pedra pra ver a queda da cachoeira. A altura é incrível, são 186 metros de altura  Depois de tirar uma foto à la SuperMan, desci a trilha e fui mergulhar um pouco nas piscinas que se formam. A água é gelada mas relaxante. Algo com o clima todo do lugar que mesmo na correria da viagem de dois dias me sentia relaxada como há tempos não me sentia.

Ao sairmos da cachoeira para ir para o jipe para a próxima parada vejo  o Boca acenando e nos chamando com pressa. Ele apontava para a direita e eu já imaginei que devia ter algum tamanduá por ali… Corremos eu e o Ben, e ao chegar onde o Boca apontou vemos uma família de patos mergulhões, essa é uma espécie que está em extinção, onde o total de indivíduos tem diminuído de forma rápida devido a poluição pluvial, estima-se que a população atual seja de menos de 250 patos. Uma pena só termos tirado fotos de longe.

Próxima parada foi a Cachoeira dos Rolinhos parte alta, aqui é irresistível não entrar na água. A cachoeira forma verdadeiras hidromassagens naturais. E todas as quedas são muito gostosas de se banhar. Atravessando a primeira cachoeira chegamos a outra logo em seguida a Cachoeira Rasga  Canga aqui nessa parte é possível sentar embaixo de uma escada que se formou ali, assim dá pra relaxar sentado e com as quedas menores batendo nos ombros.

No fim da tarde é hora de voltar, porque afinal o parque fechas ás 17h. De volta a São Roque, comemos uma deliciosa comida da roça no Restaurante Vivá, já aviso que o restaurante é um das únicas opções abertas aos domingos e a comida é um banquete.

Saímos rapidinho para Piumhi pra pegar o ônibus de volta pra São Paulo que saiu às 22:30.

Se me perguntar se cheguei cansada em casa. Não, nada cansada, mesmo depois de encarar uma viagem de 8h e de ter ido trabalhar praticamente direto da rodoviária.

Por isso recomendo pra você ir conhecer, seja só por dois dias ou melhor ainda em uma semana.  É tanto sossego, natureza e cachoeira que a gente volta renovado de lá.

Para quem quiser saber mais:

Nesse site tem a lista de atrações do parque e avalia cada uma delas (http://www.serradacanastra.com.br/atracoes/outras_atracoes.html)

Parque Nacional da Serra da Canastra: (37) 3433-1840

Central de Turismo: (37) 3433-1641

Restaurante Vivá: Av. Vicente Picardi, 446 (tem a opção de comer a vontade e a comida é servida direto no fogão a lenha ou a la carte)Central de Turismo –

Para dormir indicamos a Pousada Barcelos (http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/minas-gerais/sao-roque-de-minas/pousada/pousada-barcelos/)

<— Serra da Canastra: Dia 01

Se tiver dúvidas ou quiser saber alguma coisa pode perguntar que respondemos.

Comments
  1. Daniela Labonia says:

    Saudades de vcs, estamos esperno voltarem…. Abraços Dani, Boca e gabriel!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s