Pra quem gosta de viajar: fica a dica

Posted: April 29, 2012 by Natália Almeida in Hiking, Nature photography/film, Português
Tags: , , , , , , , ,

Nada como viajar, acredito que essa seja a melhor coisa no mundo. Porque não existe viagem ruim, pode dar tudo errado: o avião perder a sua mala, pegarem seu dinheiro na mochila, te tratarem mal na imigração ou até mesmo perder um dos aviões num mochilão. Pelo menos pra mim nada disso estraga a viagem por inteiro. Já passei por coisas parecidas e no fim da viagem ainda me senti feliz.

De certa forma ao sairmos do nosso habitat natural devemos estar abertos a novas experiências e o mais importante estarmos dispostos a aprender. Nada como dar algo errado para aprendermos.

Melhor do que voltar a um lugar é descobrir algo novo sobre ele e essa semana mesmo sem sair de São Paulo tive o prazer de descobrir e querer voltar para um lugar: o Maranhão.

Li uma reportagem da Aventura &Ação sobre a Chapada das Mesas e fiquei impressionada como nunca havia ouvido falar sobre esse lugar espetacular.

A beleza dessa área maranhense é bem diferente do que poderíamos esperar desse estado. Aqui você encontra muitas cachoeiras, lagos e reservatórios de água limpa e natural, diversos chapadões areníticos num ambiente que lembra uma savana.

Para chegar lá não é tão fácil, como a região fica na parte sul do estado a capital fca bem longe. Você deve pegar um avião até Imperatriz e de lá alugar um carro para ir e se instalar em Carolina. Aqui tem diversas opções de pousadas e hotéis.

No Parque Nacional  da Chapada das Mesas você vai encontrar dversas opções de trilhas a pé e de carro, as principais são:

Trilha do Cume do Morro do Chapéu – uma caminhada de mais ou menos 2 horas de ida e volta num calor de rachar, por isso não esqueça de levar bastante água e de iniciar a trilha cedo. Por ser um dos pontos mais altos do Parque (378 metros de altura) você tem uma vista panorâmica da região.

Trilha do São Romão e do Prata: próximo ao Rio Farinha existem duas quedas de água, para quem gosta de cachoeiras é uma ótima opção. Para chegar aqui você vai precisar de um carro 4×4 para ultrapassar os 56 km de estrada de areia fofa. Da queda de São Romão é possível caminhar por dentro de uma gruta que está atrás da queda, e se prepare ao fim da caminhada você vai encontrar diversas andorinhas que abrigam seus ninhos ali. Lindo!

Pedra Caída – fora do parque você tem ótimas opções também, a melhor é o Santuário Ecológico da Pedra Caída. Trata –se de uma reserva particular com diversas trilhas pelo cerrado além de opções de esportes de aventura como rapel, arvorismo e tirolesa.

Então fica a dica, se você quiser uma aventura diferente  e com muita beleza natural ao redor, vá para a Chapada das Mesas, se conseguir separar 2 semanas no mínimo das suas férias seria ótimo, senão vai  conhecendo aos poucos.

Segue link com fotos pra você olhar, se deliciar e se surpreender

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s