Na primeira rocha nosso primeiro reverso

Posted: May 21, 2012 by Natália Almeida in Climbing, Português, Training
Tags: , , , , , , ,

Às 6h nos levantamos e começamos a arrumar as coisas, enquanto um separa os equipamentos o outro vai fazendo o café da manhã. Refeição essa que deve ser caprichada ainda mais para um dia de muita escalada.  No menu de hoje uma cumbucona de banana e maçã picada com mel e granola, para beber  suco de maracujá e amora.

Saímos de casa às pressas para a Casa de Pedra,  ponto de encontro das saídas da Kaiporah, lá encontramos com conhecidos e outros nem tanto. Galera animada e ansiosa.

Seguimos para Pedra Bela, estamos empolgados em voltar pro lugar do nosso primeiro contato com a rocha. No carro da Letícia (estagiária da Kaiporah) o Ben encosta na janela e dorme praticamente o caminho todo, eu vou papeando com o Leandro e a Letícia coisas de trabalho, de escalada, de vida e tudo mais o que surgisse de assunto.

Chegando na pedra tudo pronto, vias armadas, tenda com água e equipamentos e o Fábio, Mineiro e Adebás nos recebem com avisos, explicações e cuidados. O que mais me deixa segura nessas escaladas é poder contar com eles ali. A escalada é um esporte perigoso mas saber que temos como responsáveis 3 caras que além de experientes são muito cuidadosos nesse quesito deixa todos mais relaxados.

Subimos uma via de terceiro grau, e foi realmente um passeio sem dificuldades. Enquanto o Ben tirava umas fotos eu fiz segurança para quem precisava, aja braço. Depois começamos a treinar a segurança com o reverso. A dinâmica entre fazer a seg com o Gri-Gri e o Reverso muda bastante, e os riscos também. Enquanto no Gri-Gri você pode soltar a corda que o equipamento trava automáticamente com o reverso soltar a corda da mão direita é sinônimo de corda solta e de escalador sem segurança alguma.  Escalada é um esporte que exige atenção então o medo de perder a corda não me passa pela cabeça ainda mais quando se pesquisa as vantagens e diferenças entre os dois métodos de segurança (o reverso é um freio tubo com funções de freio dinâmico, o que absorve melhor o impacto na hora da queda permitindo correr um pouco de corda já o Gri-Gri é um freio estático então não permite que a corda corra na queda o que pode ser perigoso em quedas longas).

Com a atenção do Mineiro começamos a experiência de subir e descer no reverso. Fomos muito bem para ser sincera. E assim foram 3 vias de terceiro grau, uma de quarto superior e uma que no começo não tinha nível porque o Adebás não queria assustar. O Ben foi o primeiro a encarar, reclama daqui reclama de lá, tenta por um pé aqui outro lá e aos poucos ele vai conquistando cada agarra e cristalzinho. Passou o crux que ficava logos nos primeiros  movimentos e depois passeou até o fim da via. Lá de cima parou e observou um pouco a bela vista. Desceu e lá fui eu tentar subir. A essa altura já estávamos todos assustados ao saber que a via sem nível na verdade era um 7a. Demorei um pouco para encontrar os pés bons e quando achei me apoiei  e me equilibrei o problema foi me ajeitar no quarto move. Escorreguei, recomecei, troquei de pé, tentei melhorar as mãos… Suei para conseguir passar e só passei porque uma hora segurei na costura para poder ajeitar as mãos.  Com o sol na cara e a certeza de já ter passado o pior fui dominando e subindo até o fim. Lá em cima tirei a sapatilha, sentei, massageando meus pés contemplei cada pedacinho verde daquela paisagem.

Para finalizar um quinto grau em que da primeira vez ficamos mais de meia hora cada um para conseguir. Hoje nem parecia a mesma rocha de tão rápido e despreocupados que fizemos.

O bom de voltar as mesmas vias na rocha é poder conferir a nossa evolução e perceber a importância dos treinos indoors.

Agora é só se preparar para um mês sem rocha e escalada na Casa de Pedra mas de muita novidade no montanhismo no gelo na Bolívia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s