Tiahuanaco

Posted: June 6, 2012 by Natália Almeida in Photography, Português, Training
Tags: , , , , , , , , , ,

 

Sítio arqueológico próximo a La Paz impressiona com a história e com a importância dessa civilização já ignorada pelos livros de história. Uma civilização de suma imprtância para o crescimento e desenvolvimento de outras civilizações do período pré-colombiano como os incas.

Tiahuanaco é o nome dado a cidade capital e ao povo.  A cidade cobriu uma extensão de máxima de 6km², e chegou a ter mais de 30 mil habitantes.

O que mais impressiona são as construções arquitetônicas e os trabalhos em cerâmica. 

O estilo de suas cerâmicas foram encontradas  em diversos lugares da Bolívia, Peru, Chile e Argentina o que demonstra a grande influência e importância do povo Tiahuanaco. Á suas construções megalíticas são precursoras  na América do Sul. Cortava, entahavam  e/ou esculpiam pedras gigantes que chegavam a cerca de 100 toneladas.Incrivel imaginar como faziam o transoirte dessas pedras sem rodas ou sistemas de transporte. Daí também vem a ideia de que os alienigenas ajudaram o povo. Eu não acreditei muito mas tem em vários muros imagens de um rosto numa pedra branca que dizem ser a representação dos extraterrestres.

Todos os grandes muros e portais são decorados com imagens de pumas, condores e eixes cada um representa respectivamente a terra, o ar e a água, também representam terra, céu e subterrâneo.  

As esculturas gigantes de homens e mulheres representando seus representantes e deuses são admiráveis com a quantidade de detalhes. Sempre com uma bandagem amarrada a cabeça, porque acreditava-se que as pessoa com a cabeça grande e pontuda eram sábias e por isso ainda neném apertava-se a cabea com bandagens para fazer com que a cabeça ficasse assim, isso só era permitidos aos governadores.

Hoje esse sítio é considerado patrimônio histórico pela UNESCO e as escavações e restauração é patrocinada pelo governo boliviano. Uma pena a burocrácia imposta pelo governo que não permiti a ajuda de arqueólogos e ajuda estrangeiro. Por isso mesmo o processo é superlento e na minha oinião duvidoso. Um exemplo foi a construção de um dos lados dos muros, sem ser restaurado. O resultado é notável e mais precário que os restaurados da forma convencional.

Um lugar impressionante para aqueles que gostam de história e é curioso em saber sobre o passasdo.

Antes de ir embora ainda jogams futebol e brincamos com as crianças que ficam junto com as mães na feira de artesanato. Diver

são mais que garantida.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s