Cama, comida e banho quente – pelo menos esperávamos

Posted: June 18, 2012 by Natália Almeida in Climbing, Hiking, Mountaineering, Nutrition, Photography, Português, Training
Tags: , , , , , , ,

A volta para La Paz foi tranquila, tínhamos 2 austríacos nos acompanhando, os dois também estavam super doentes com problemas intestinais e estomacais, nessas condições não dá pra negar uma carona a ninguém ainda mais que a maioria de nós tínhamos passado por isso. A trilha do acampamento base até o carro é repleta de belezas. Os animais na verdade dão a vida e a cor ao local, llamas por todos os lados seguidas de cholitas carregando seus bebês nas costas. Chegando ao fim da trilha tem uma queda d’água que dá vontade de mergulhar, mas falta coragem porque o frio é de matar. Todos resistem a tomar um banho menos Kirk, mais uma vez se mostrando mais vivaz que os outros, tirou as blusas e jaquetas e mergulhou a cabeça na água, até as moradoras do lugar riam impressionadas da coragem. Eu e o Ben ficamos olhando de longe e chegando a conclusão de sempre: Esse cara é louco!

De volta a trilha, Kirk vem sorrindo e dizendo que já se sente mais limpo e humano, mesmo sem xampú ou sabonete para fazer o banho decente. Ao chegar no carro encontramos Augusto todo empolgado tirando fotos das cholitas, com as cholitas e tudo mais. Ele se impressiona com a beleza das cores de suas roupas, seus dente de ouro e na força que tem em carregar tudo nas costas. Enquanto arrumamos o carro, lá está ele clicando, clicando e clicando.Kirk se junta a trupe e acabam deixando as mulheres super envergonhadas, a vergonha delas dava uma graça singela a toda situação.

No carro de volta o caminho foi tranquilo, alguns cochilaram, outros conversaram e eu estava morrendo de calor. A verdade é que quando se anda nessas estradas você escolhe entre calor ou poeira e nesse dia já dá pra imaginar  o que escolheram.

Chegando ao hotel, todos cansados cada qual pegou suas coisas e de elevador chegaram a seus andares. Pelo jeito a sorte não estava do nosso lado, e ao tentar tomar um banho a água só vinha gelada. Liguei na recepção e me pediram para esperar que mandariam alguém. Meia hora depois ligo novamente e a recepcionista me pede calma e diz que em duas horas teremos. Descemos para encontrar os outros e combinarmos o jantar,  Augusto me oferece seu quarto para uma ducha, na verdade eles estavam trocando de quartos e esse ficaria vago. Não resisto e aproveito a chance. Me sinto bem depois do banho e as energias parecem ter se recarregado. O coitado do Ben recorreu ao banho frio mas ainda estava na expectativa de um outro quente. As horas se passaram e nada da água, um pouco antes de sairmos pra comer um homem veio e começou a bater no tubo de gás, 15 minutos depois disse que em pouco tempo teríamos água quente.

Saímos felizes com a certeza que depois do jantar poderíamos tomar um banho quente e relaxante.

Para o jantar escolhemos um café restaurante aqui na rua sagarnaga chamado Banais, aconchegante e muito bonito a decoração  é bem diferente, saias de cholitas bem coloridas penduradas no teto que é pintado imitando o céu, o chão de vidro no terraço e com diversas máscaras de metal. Impressionante como pode haver lugares assim no meio de barracas e mercados a céu aberto. A comida também foi bem gostosa, e os smoothies uma sensação. Uma coisa curiosa sobre La Paz, ou melhor Bolívia, não se importam frutas, então a seleção é curta mas sempre fresca e natural.

Kirk estava pensando sobre fazer a Death Road no dia seguinte e o ajudamos a decidir que sim. De volta ao hotel, chegou a hora que o Ben mais esperou, o banho quente. Mas parece que fomos enganados e a água seguia congelante. Triste ver que o dia não terminou como planejamos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s