Acampamento 2 rumo ao Huayna

Posted: June 20, 2012 by Natália Almeida in Climbing, Hiking, Mountaineering, Photography, Português, Training
Tags: , , , , , , ,

Todos acordaram cedo e desceram para o café da manhã. Um pouquinho de mingau de aveia. Augusto não parecia melhor e na verdade já avisou que não iria subir, se sentia mal e com dores, e o melhor seria voltar a La Paz. José chega e leva nosso companheiro italiano para a capital boliviana. Ficamos triste com a baixa na equipe, mas temos que seguir em frente, essa noite ainda sairíamos rumo ao cume do Huayna. Mochilas só com o que precisamos, botas plásticas calçadas e era hora de seguir para o próximo acampamento.

A subida era bem íngreme, repleta de pedras soltas, resto de neves da noite anterior. No começo fui indo bem, mas com o decorrer do tempo o ar me foi faltando. Mais uma vez Kirk para ao meu lado e começa a me ensinar técnicas de respiração. A que ele me aconselha em usar é o rest step, você ritmiza sua respiração de acordo com os passos, deixa a caminhada mais lentas mas a respiração mais eficiente. Fico melhor e vou conseguindo, o problema é que estou muito mais atrasada que os outros. No meio do caminho Caleb sugere uma parada e pega parte das coisas da minha mochila pra carregar, manda o Kirk e o Ben seguir na frente e vai comigo mais atrás. Aqui recomeçam os problemas, o guia começa a me apressar e dizer que tenho que tentar criar um ritmo a cada dois passos. Vou ficando nervosa e ansiosa e me perco no ritmo respiratório. Começo a ficar mal de novo, sem ar e ter um colapso, a cada 3 passos uma parada.

Demoro bastante tempo para chegar ao topo e quando chego me sento na primeira pedra que encontro, sento e choro. Ben vem ao me encontro, e tenta me acalmar, explico que para mim não foi fácil, que com Kirk me acompanhando foi fácil porque ele me ajudava, mas já com Caleb foi difícil porque ele me pressiona e daí eu não consigo me concentrar e só consigo me sentir atrapalhando.

Ele me acalma e me leva a tenda, era hora de descansar. Caleb aparece com uma panela de creme de batata com feijão e salame. Como e me esforço para ter calorias e força o suficiente para o que me aguardava em poucas horas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s