Treino de Ciclismo – Ciclovia do Rio Pinheiros

Posted: July 5, 2012 by Paulo Filho in Cycling, Português, Uncategorized
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Um bom treino de ciclismo, normalmente acontece em estradas. Isso se dá pois o ideal é o treino ter muito poucas paradas, ser longo, e não depender do trânsito. Isso fica difícil de fazer nas grandes cidades, pois em São Paulo por exemplo só para sair da cidade se perde um tempo muito grande. Fica difícil sair durante a semana quando temos horários mais apertados.

É aí que entra a grande vantagem da Ciclovia do Rio Pinheiros. Ela foi feita, em uma via paralela a linha Esmeralda da CPTM, via esta que era e ainda é utilizada para a manutenção da linha, oque não inviabializa o uso desta como uma ciclovia. Ela tem cinco acessos por enquanto: Ponte da Cidade Universitária, Estação Morumbi, Estação Vila Olímpia e Estação Jurubatuva e Grajaú. Ela vai desde o Parque Villa-Lobos até o Grajaú, totalizando 22km aproximadamente.

Eu costumo sair de casa e entrar pelo acesso que fica na Ponte da Cidade Universitária, pois esta possui rampa de acesso, enquanto na Estação Vila Olímpia é necessário carregar a bicicleta por escadas.

Entrando pela ponte, eu costumo ir sentido Parque Villa-lobos, depois voltar e ir direto até o Grajaú, chegando lá faço a volta e saio denovo pela ponte. Ida e volta somam 44,6 KM oque já é um treino bastante razoável. Eu completo o trajeto todo em aproximadamente 01h35m oquê dá uma média de 28km/h com velocidade máxima entorno de 45km/h. É uma média boa para mim, que não me interesso tanto na velocidade em si, mas sim na constância. O piso da ciclovia é bom o suficiente, e a única coisa que atrapalha um pouco a experiência é algumas lombadas que existem ao longo da ciclovia. Nessas horas é necessário para de pedalar por um instante e em certos casos reduzir a velocidade.

Perfil da velocidade no meu ultimo treino na ciclovia

O interessante de treinar nessa ciclovia é que no período de 2 horas, eu consigo sair de casa, pedalar ela inteira e voltar. Assim consigo fazer isso durante semana, ou acordando mais cedo e indo antes de ir trabalhar, ou indo depois do trabalho quando consigo sair cedo. Outro ponto importante, é que como as condições lá são sempre as mesmas, é possível você marcar o seu tempo e ir acompanhando o seu desempenho. Eu comecei fazendo ela em 01h55m e fui melhorando rápido o meu tempo.

Como a ciclovia se estende paralela ao Rio Pinheiros, existe sempre uma corrente de vento forte ou em uma direção ou outra, oque faz o exercício de pedalar sempre mais difícil em um dos momentos: ida ou volta. A parte boa do vento é que ele ameniza bastante o cheiro do rio.

A grande desvantagem de usar a ciclovia para treinos é a ausência de ladeiras, mas acredito que pela facilidade de acesso, ela ainda é a melhor opção para treinos durante a semana.

Extensão completa da Ciclovia

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