Escolhendo o tamanho das rodas da bicicleta: 700c ou 26”?

Posted: September 17, 2012 by Paulo Filho in Cycling
Tags: , , ,

Comparativo de uma roda 700c e uma 26″ respectivamente

Uma decisão muito importante na hora de comprar bicicletas específicas para longas viagens é o diâmetro de suas rodas.

Com a minha experiência no ciclismo e mais a leitura de um monte de relatos de pessoas que viajaram de bicicleta por diversos lugares do mundo, juntei as seguintes informações:

Basicamente o mercado oferece duas opções, uma é 26 polegadas, que é a medida padrão de Mountain Bikes(MTB), e a outra é o 700c padrão de bikes de estrada, também chamadas de bikes speed.

Cada um dos tamanho apresenta vantagens e desvantagens.

26”

  • Camâras de ar e pneus são fáceis de conseguir mesmo nos lugares mais remotos.
  • As rodas são em geral mais resistentes.
  • Quadros para aro 26” normalmente aceitam melhor pneus mais largos.
  • A marcha mais leve de uma 26” acaba sendo mais leve que uma equivalente numa aro 700 (melhor em subidas e retomadas).
  • A oferta de raios para rodas 26” é maior.

700c

  • Rodas de aro 700c possuem uma rolagem melhor, facilitando a pedalada e rendendo muito mais.
  • São mais suaves quando passando por buracos (pouco coisa, mas perceptível).
  • Os pneus em geral são para uso urbano ou exclusivos para asfalto. Há outras opções, mas longe dos grandes centro essas são excassas.
  • Câmaras para rodas 700c de maior largura do que as de speed são difíceis de encontrar.

A modalidade “touring”, que se trata de turismo e viagens em bicicletas, fica em algum lugar entre o MTB e a estrada.

Isso faz com que alguns fabricantes de touring bikes ofereçam o mesmo modelo de bicicleta nas duas opções.

As conclusões que tive com isso tudo são que:

Se a viagem for exclusivamente nos EUA, Canadá e Europa ocidental, a escolha ideal é de bicicletas com aro 700c.

Se a viagem passa por lugares mais remotos mercadologicamente, e não se concentra apenas em estradas asfaltadas, a escolha ideal é de bicicletas com aro 26”.

Como nossa expedição será uma volta ao mundo, acabaremos pedalando em diversos tipos de terreno e em locais bastante remotos, por enquanto optamos por quando chegar a hora de pegar as bicicletas definitivas, procurar pelas de aro 26”.

Por enquanto em nosso treinos temos todos usado bicicletas com aro 700c e eu uso também uma MTB de aro 29” que é o equivalente a uma 700c na área das mountain bikes.

Em nossa próximas férias, em Janeiro ou Fevereiro de 2013, faremos uma viagem treino de bike de aproximadamente 1400km. Essa será em um lugar que oferece oferta de peças de reposição, pneus e câmaras. O Ben e a Natália, irão com suas bicicletas híbridas de aro 700c e eu com a minha MTB de aro 29”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s