Os segredos da cor rubi

Posted: October 9, 2012 by Natália Almeida in Cycling, Nutrition
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Suco de beterraba com laranja antes de pedalar!

Suco de beterraba com laranja antes de pedalar!

Nesse pouco tempo de pedalada já ouvi de ciclistas várias teorias e várias crenças a respeito da alimentação no pedal. Sinto que a maior parte segue dicas de amigos ou de algo que leu na internet.

A ideia mais enraizada é a que temos que comer bastante açúcar. Então nos intervalos do pedal se entopem de doces e chocolates. Os que tentam ser mais saudáveis levam consigo potinhos de castanhas e outros ainda ficam o dia todo sem comer e às vezes sem beber água.

Eu fico impressionada com isso, e o motivo é simples, por causa desse projeto eu e o Ben investimos na nossa saúde e por reconhecer o quanto uma alimentação balanceada e equilibrada com a nossa rotina é importante fazemos um acompanhamento nutricional. Assim sabemos que para um dia pedalando na, rua de baixo de sol, precisamos muito mais que castanhas e chocolate; sabemos também que um bom pedal começa com uma boa janta que nos fornecerá carboidratos para o dia seguinte. E o café da manhã também tem os seus macetes por isso todos os nossos textos que contam as nossas pedaladas começam com nosso super suco de beterraba, e para entender melhor o porque dessa nessa rotina pedimos para a nossa nutricionista Isabella Alencar um texto explicando:

Suco de beterraba para ciclistas!

“Em 2011 foi publicado na revista Medicine and Science in Sports and Exercise, um estudo realizado com consumo de suco de beterraba, durante apenas 6 dias, por ciclistas que competiram em provas de 4km e 16,1km. Em média os ciclistas foram 11 segundos mais rápidos na distância de 4km e 45 segundos mais rápidos na distância de 16,1k, resultando em uma melhora no desempenho que, em nível de competição, pode fazer uma diferença real.
Muitos outros estudos foram publicados mostrando a melhora do desempenho em ciclistas como o estudo publicado esse ano na revista International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism com melhora da potência de saída e diminuição do VO2 durante o exercício submáximo.
Esses resultados positivos ocorrem pela presenta de nitrato. O nitrato é convertido em nitrito e posteriormente em óxido nítrico, o que reduz o consumo de oxigênio durante o exercício, ou seja, ocorre maior eficiência da mitocôndria, que consome menos oxigênio e produz mais ATP (substância rica em energia por molécula de oxigênio consumido), melhorando assim a capacidade de gerar energia e a eficácia na utilização de oxigênio.
E por essa ação vasodilatadora o suco de beterraba pode melhorar a pressão arterial, além de ser fonte de betacaroteno, um potente antioxidante.
Consulte sempre um nutricionista para auxiliar na melhora do seu desempenho e saúde!”

Realmente hoje em dia sinto um melhor desempenho e uma disposição maior durante os longos dias em cima da bike. Na nossa rotina do pedal comemos a cada 45 minutos e bebemos muita água mesmo. E uma coisa muito simples mas que você consegue perceber é ao subir uma ladeira, se você está com sede ou há muito tempo sem comer a subida sempre parece uma parede se estiver hidratado ela parece ficar mais fácil.

Então, invista em saúde, invista em você, invista nos seu desempenho, busque conhecer qual o seu tipo certo de alimentação e bom pedal!

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