Provas, bicicletas e treinos

Posted: November 7, 2012 by Paulo Filho in Uncategorized

Com o fim do ano chegando, as provas que eu participo de bike vão ficando mais próximas. No meu calendário agora já constam duas. A primeira é no dia 11 de novembro e se chama “Desafio Rural”, trata-se de uma prova em Jacareí, que percorre uma distância de 87km em paisagens rurais, sem asfalto e de certa forma um pouco mais difícil. A outra é o Audax 200km, que é uma prova de estrada, toda no asfalto, que começa e termina em Holambra. Agora é a hora de apertar nos treinos de bike. O legal de participar dessas provas é que apesar de nenhuma das duas serem competitivas(não existe colocação e premiação) nelas você passa por desafios e situações que em outras situações a desistência seria mais tentadora.

Como são duas provas completamente diferentes, o ideal para cada uma delas é um bicicleta diferente. Felizmente, eu tenho bicicletas ideais para cada uma das provas.

Nas provas em terra, eu uso uma Rock Mountain Soul 29. Trata-se de uma bicicleta de Mountain Bike, que utiliza pneus grandes e largos para transpor terrenos irregulares, ela também conta com freios a disco que trabalham bem independente da lama e uma suspensão que suaviza as descidas mais acidentadas. Pesa algo em torno de 12KG

Minha Mountain Bike da Rock Mountain

Nas provas de estrada eu uso a minha bicicleta preferida, que é a minha Cinelli. É uma bicicleta para estrada, também chamada de speed. Ela possui pneus finos que diminuem o arrasto aerodinâmico e tornam a rolagem mais fácil. Nela também eu fico em uma postura mais agressiva, mas mesmo assim confortável. É uma bike feita de um ótimo material que a torna leve e bastante macia. Pesa 9KG contando acessórios como superte para caramanhola, e luzes.

Minha bicicleta de estrada da Cinelli

Até seria possível utilizar a mesma bicicleta nas duas provas, teria que ser uma híbrida ou uma ciclocross, mas eu não tenho nenhuma que se encaixe nessas categorias.

Agora é um momento de focar na bicicleta. Fazer mais treinos durante a semana, treinos longos de preferência, como os 57km que eu consigo fazer indo na ciclovia do Rio Pinheiros e treinos de subida que dá pra fazer no bairro de Perdizes.

Cada uma dessas provas ainda vai receber 2 posts aqui no blog, sempre um antes e um depois de cada uma delas.

Comments

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s