Desafio Rural: Antes

Posted: November 8, 2012 by Paulo Filho in Training, Uncategorized
Tags: , , , , , , ,

Ponte metálica Foto: Divulgação

Como falei no meu post anterior: Provas, bicicletas e treinos, agora esse final de semana vou participar do Desafio Rural.
Trata-se de uma prova no estilo Randonneur, onde o ciclista deve ser totalmente auto-suficiente. Não é também uma prova competitiva, não há premiação e nem colocação. O desafio da prova é contra você mesmo. Esse é o tipo de prova que mais me agrada. Não sou uma pessoa competitiva, mas gosto de testar meus limites.

O desafio rural, está começando agora a sua série 2013, será uma sucessão de provas nas quais a dificuldade de distância vão sempre aumentando. Essa primeira prova terá 87km de extensão sendo quase todos esses kilômetros em estradas não pavimentadas e trilhas. Isso deixa as coisas bastante diferentes. Eu tenho mais experiência em andar no asfalto. A única experiência mais longa que tive com pedalar na terra, foi exatamente um desafio rural anterior, realizado em maio de 2012 que serviu como um teste para a organização ver se era viável organizar esse tipo de prova.

Foram 76km saindo de Mogi das Cruzes e depois voltando para lá. Na época eu não tinha uma Mountain Bike para utilizar e peguei uma emprestada. Essa, infelizmente não aguentou o tranco da prova. Faltando 6km para o final, o free-hub quebrou, isso fez com que a pedalada não fosse mais transferida para a roda. Eu pedalava e a bicicleta não saia do lugar. Empurrei durante 4km até que um carro da organização veio me buscar. Não terminar a prova foi bastante frustrante, ainda mais tão perto do final. Mas tudo bem, isso já foi superado e agora chegou a oportunidade de fazer direito.

A grande diferença entre pedalar no asfalto e na terra é que na terra o desgaste é maior e a aderência é menor. Também como o terreno é mais acidentado, em trilhas você tem subidas e descidas bem mais inclinadas que as existentes em rodovias. Juntando subidas acidentadas e chão de cascalho solto, os desafios são mais técnicos do que de resistência propriamente dita. E é isso que eu quero agora melhorar na minha pedalada. Saber transpor esse tipo de terreno e não me assustar com as subidas e descidas é psicologicamente bastante importante, mesmo porque oque aprenderei é “ficar calmo em frente à adversidades” e esse tipo de comportamento é importante e pode ser extrapolado para várias outras situações em cima ou não da bicicleta. É para mim, oque para o Ben e a Nati, é a escalada.

Mapa e perfil altimétrico do Desafio Rural Jacareí

O mapa da prova, pode ser visto aqui.

Agora tenho poucos dias também para tomar algumas decisões em relação a bicicleta:
•Quais pneus utilizar: Estou com um par de pneus 29×52 e um par de 29×32. O primeiro número simboliza o diâmetro do pneu e o segundo a largura do mesmo. Então tenho um par bem grosso e outro mais fino. O grosso proporciona uma melhor tração em cascalho ou lama. O mais fino possue uma rolagem melhor e vai demandar menos esforço em terra batida. Como não conheço o terreno estou com com dúvida, devo esperar a previsão do tempo para decidir. Em caso de chuva irei com os mais grossos.

•Quais pedais utilizar: A bicicleta está equipada com pedais plataforma, mas tenho também pedais clipless, que são os que se usa com sapatilha. O com sapatilha eu costumo utilizar nas outras bicicletas, e o pé preso ajuda bastante na hora de pedalar porque além do movimento de empurrar os pedais você também consegue puxar. A desvantagem é que como eu não sou um Mountain Biker experiente, esse mesmo pé preso que vai ajudar em algumas horas, pode me levar pro chão se em algum momento eu perder a tração da roda trazeira e não conseguir desclipar a tempo de colocar o pé no chão. Essa decisão é a mais difícil que tenho que tomar antes do desafio.

A prova é no domingo. Na semana que vem farei um post contando como foi.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s